top of page

Você sabe o que são Terapias integrativas?

Quando nosso joelho dói buscamos o Ortopedista ou passamos uma pomadinha para aliviar, quando nosso estômago incomoda tomamos um chá ou corremos para um Gastro, e quando são as nossas emoções que nos causam mal estar, a quem procuramos? São diversas as formas de lidar com as dores emocionais e físicas, podemos também conversar com um amigo ou amiga, procurar um líder espiritual da nossa religião, viajar!! Sim, tudo isto pode funcionar diante das angústias da vida, mas há algumas alternativas que te levam a olhar para a situação de forma orientada. E queremos falar com vocês hoje sobre algumas destas alternativas, as Terapias Integrativas!!

As Terapias Integrativas são práticas que facilitam o nosso processo de auto-conhecimento, através do uso de várias ferramentas que já foram comprovadas cientificamente como capazes de expandir a consciência, ou seja nos ajuda a enxergar coisas sobre nós que não havíamos percebido antes. Nos conhecendo melhor podemos então nos cuidar melhor. Além disso as práticas promovem melhoria direta no estado físico, uma vez que somos integrados e mente-corpo trabalham em harmonia. Esta é justamente a proposta principal das práticas integrativas, agrupar uma série de conhecimentos que possam tratar o humano não somente do ponto de vista físico, mas considerando as suas diferentes dimensões: física, emocional, espiritual e social. São diversas práticas mas vamos apresentar para vocês algumas das mais conhecidas, a maioria já oferecidas pelo nosso SUS - Sistema Único de Saúde.

Conheça algumas das Práticas Integrativas:


Yoga É um estilo de vida. Ser Yogi é levar uma vida com base nos princípios da simplicidade, do cuidado com a alimentação, com os pensamentos e com as relações. Praticar a Yoga é um exercício de auto-cuidado e consiste em realizar posturas que alongam e alinham o corpo e a mente, sempre acompanhados da correta respiração.

Reiki A física quântica já comprovou que nós somos seres energéticos e que estamos interligados com todos os seres da terra, e esta nossa energia pode estar em desarmonia abrindo espaço para o adoecimento. Através da imposição das mãos o terapeuta reikiano promove o reequilíbrio da energia vital universal, mantendo a estabilidade física, mental e emocional.


Acupuntura É uma prática milenar de origem chinesa que consiste no uso de micro-agulhas em alguns pontos do corpo. Atua na melhora da imunidade e no restabelecimento do equilíbrio energético do corpo, desencadeando um efeito analgésico e anti-inflamatório. Pode ser usado para fins terapêuticos e estéticos. Uma forma bem popular é a acupuntura auricular.

Barras de Access Funciona como uma acupuntura sem agulhas. O terapeuta faz leves toques com as pontas dos dedos em 32 pontos da cabeça do cliente. Esta prática propõe um relaxamento profundo e expansão da consciência, auxiliando no processo de auto-conhecimento e de revisão das nossas crenças. As nossas crenças podem muitas vezes nos paralisar, nos impedindo de fazer algo por medo de falhar ou ainda por receio de ser diferente.

Meditação Uma prática milenar desenvolvida pelos orientais e que tem uma forte ligação com a Yoga. A idéia da meditação é que paremos por algum tempo para focar a nossa atenção em algo. Cantar um mantra, assistir a nossa respiração, observar a natureza, escutar os pensamentos. Podemos meditar cozinhando, tomando banho e até mesmo comendo, basta fazer tudo isto com atenção plena. A meditação nos proporciona a redução do excesso de pensamentos, trazendo mais clareza e leveza para nossa vida.


Arteterapia A arte é uma das maiores aliadas da saúde mental. Fazer contato com a arte nos leva a visitar nossa subjetividade de uma forma única, nos conduzindo a olhar nossos sentimentos mais profundos. A arteterapia facilita ao cliente o acesso à memórias que muitas vezes não são conscientes, favorecendo o despertar de crenças e formas de pensar e viver a vida que podem estar contribuindo para um adoecimento.

Musicoterapia Trata-se da utilização da música no processo terapêutico. O filósofo grego Aristóteles descrevia a música como uma força capaz de purificar as emoções e vários estudos comprovam a eficácia da musicoterapia como tratamento complementar, ajudando a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias, e atuando diretamente no sistema nervoso.

Constelação Familiar Técnica desenvolvida por Bert Hellinger, consiste em trabalhar dificuldades atuais, sejam de ordem física ou emocional, através do entendimento de que isto pode ter surgido nas gerações anteriores da sua família e vem se repetindo ao longo das gerações. Trata-se de uma visita aos seus antepassados para esclarecer, entender e resolver as dificuldades apresentadas. O trabalho é feito em grupo onde cada pessoa representa um membro da família e os diálogos são desenvolvidos a fim de alcançar o objetivo da técnica.

Naturopatia Também conhecida como Medicina Natural, trata-se de um ramo da medicina que propõe um retorno à natureza e redução do uso de medicamentos alopáticos, tanto no tratamento quanto na prevenção do adoecimento. É um processo educativo que orienta o cliente a olhar e rever suas práticas diárias incluindo cuidados com o corpo físico como alimentação e exercícios, em conjunto com os cuidados com a espiritualidade e as emoções.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Sorrir

bottom of page