top of page

Idadismo


Você sabe o que é Idadismo? Outros termos usados são Etarismo ou Ageismo e trata-se do preconceito por conta da idade. São várias as situações que podem ser descritas como Idadismo e todas elas reforçam a ideia de que o envelhecimento é algo negativo. É importante que no dia a dia nós fiquemos atentos pois muitas vezes agimos com preconceito e nem percebemos.

Todo preconceito vem de uma crença equivocada, que tenta diferenciar aquilo que é supostamente correto, aceito ou superior, daquilo que é visto como inferior. Em geral vai passando de uma geração a outra e até que se quebre o ciclo, esta ideia vai se perpetuando. Pré - conceito é uma opinião, um ponto de vista prévio, determinado sem um conhecimento aprofundado, sem senso crítico. Há uma generalização de uma ideia preconcebida, rígida e não atualizada de acordo com o tempo que se vive.


No caso da idade o preconceito está atrelado a uma série de fatores. Um dos principais fatores geradores de discriminação por conta da idade, está relacionado à ideia de que a idade útil é aquela considerada pelo mercado de trabalho como produtiva. A palavra que define a pessoa que termina seu tempo ativo no trabalho é "aposentado", o que significa estar nos aposentos. Em inglês a palavra "retired" alem de aposentado, pode ser traduzida também como retirado, isolado.

Me pergunto: Isolado de que? Retirado de onde? Da convivência para ser colocado nos aposentos. Triste não é?


À partir desta ideia de "inutilidade" as demais formas de discriminação se manifestam tais como: a pessoa idosa tem dificuldade em aprender coisas novas; eles não tem fôlego; irão adoecer mais fácil; são frágeis; tem que ficar quietinhos; se perdem com facilidade e outros tantos.


O Idadismo é inclusive um dos fatores que contribuem para o adoecimento, pois afeta a autoestima da pessoa idosa, o que interfere no autocuidado.

O envelhecimento do corpo causa sim a redução do ritmo em algum grau, mas nada que nos impossibilite de viver uma vida plena. Se houver um cuidado com a saúde então, melhor ainda. Aí é que ninguém nos segura!!


Nosso propósito é quebrar este ciclo de preconceito com a idade. Com sorte envelhecemos e queremos viver esta fase de uma forma feliz e respeitosa!!


Vamos falar mais sobre isso?

Vamos conosco quebrar este ciclo?

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Sorrir

Cuidar

bottom of page