top of page

Outras formas de amor

Eles são nossos companheiros fiéis e trazem alegria e amor incondicional para nossas vidas!! Podem ser de quatro patas ou morar no aquário, mas o lugar que eles melhor vivem é no nosso afeto!! Já sabem que estamos falando dos nossos bichinhos de estimação. Cachorro, gato, passarinho e peixe são os mais comuns mas há quem se arrisque por outros companheiros ditos mais exóticos, tudo bem desde que seja permitido, bom para o bichinho e dentro das orientações do IBAMA. Porém bom mesmo é escolher um bichinho que possa andar livremente, para quem dispõe de espaços grandes animais como cavalos, bodes, porquinhos e galinhas podem também ser bons companheiros!!

Os animais de estimação, sobretudo cachorros e gatos que interagem mais conosco nas cidades, são comprovadamente fontes de geração de oxitocina, o hormônio do amor. Acarinhar teu animalzinho acalma e reduz os níveis de pressão arterial, trazendo uma sensação imediata de bem estar!! Além de promoverem este sentimento de felicidade, eles também trazem uma oportunidade de exercer o cuidar e estimular a memória pois seguindo a rotina deles, nos dedicamos a alimentar, dar banho e zelar para que tenham uma boa saúde. Tudo isso pode funcionar como um estimulante para também cuidar de nós mesmos!! Levá-los para passear pode ser uma excelente oportunidade para interagir com outras pessoas e movimentar o corpo!! Há cada vez mais parques e espaços dedicados a receber os traquininhas que adoram brincar entre si e nos fazer sorrir com suas estripulias!!

Um outro fator importante no que diz respeito aos animais é a sensação de segurança. Tanto para fazer a guarda de casa no caso dos cachorros maiores, quanto para servir de cão guia. Há relatos de cães que são treinados para reconhecer quando seu dono terá um mal súbito. A equoterapia, terapia com cavalos, é outra grande contribuição dos bichos na nossa saúde mental e física. Enfim a relação com nossos amigos pode ser uma boa forma de viver melhor e com mais horinhas de felicidade!!!


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Sorrir

bottom of page