top of page

Bem Estar Espiritual



Conexão com o todo, com aquilo que está além do nosso alcance físico, com o que não vemos ou não sabemos explicar logicamente, elevação, transcendência, espiritualidade. Não tem necessariamente relação com religião, muito embora esta palavra signifique religar, estar ligado a algo, religião no senso comum está associada à crença que se escolhe seguir. Espiritualidade vai além e nos remete à uma sensação de que a vida é muito mais do que comer, dormir, trabalhar e cumprir com nossos compromissos diários. Vida é sentir felicidade ao encontrar alguém que amamos, é dançar, se alegrar diante da alegria de alguém, gargalhar, celebrar. Estar em contato com nossa espiritualidade é nos permitir sonhar e crer que existe um lugar onde vivem seres especiais que zelam por nós, um lugar intimo onde podemos ir a qualquer momento para nos fortalecer.


Fazendo um correlato com práticas religiosas, seguem abaixo algumas reflexões. Estudiosos afirmam a presença da espiritualidade inclusive no Ateísmo, que se trata de uma doutrina que nega a existência de Deus, sendo neste caso a espiritualidade esta sensação de que há algo além do intelecto. O Cristianismo trata a espiritualidade como um pilar e tem como centro da crença a existência de Deus, um pai que quer manter uma relação de proximidade com seus filhos e para tanto os convida a seguir Seu Filho Jesus Cristo e seus ensinamentos, se comprometendo sobretudo com o amor ao próximo. O Budismo, uma outra prática religiosa, tem como premissa a busca pela elevação espiritual através de práticas que levam o o ser humano a um estado supremo de plenitude, aceitação da realidade e consequente redução de sofrimento. Nas religiões de Matriz Africana, a ancestralidade e as forças da natureza são os principais regentes da vida na terra e na conexão com estes, se busca a harmonia entre o mundo material e espiritual.

Espiritualidade está fortemente presente no Espiritismo, sendo esta última uma crença baseada no conceito de vida após a morte, reencarnação e aprimoramento do ser humano através de ensinamentos passados de uma encarnação à outra.


São várias as formas de alcançar então o Bem Estar Espiritual!! Através da oração, da meditação e do compromisso com o bem, buscando sabedoria para olhar a si mesmo e ao outro com mais compaixão. Estar espiritualmente bem é manter contato com teu propósito na vida, com teu crescimento enquanto ser humano, independente de qual religião siga é estar em dia com tuas crenças, tua verdade. É possível portanto praticar a espiritualidade dentro ou fora dos templos ou igrejas, é no dia a dia na verdade que se dão todas as oportunidades que a vida nos traz de exercitar o respeito, o acolhimento, o não julgamento do outro, aliado a um investimento incessante no teu bem estar pessoal. A importância deste tema é tamanha, que já existem práticas da medicina e da psicologia que incluem a espiritualidade como parte do tratamento de doenças fisicas e emocionais, reconhecendo o aspecto multidimensional do ser humano, e sobretudo reforçando o poder da fé na cura e na sensação de bem estar integral.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Sorrir

bottom of page