Suely Calixto - Educadora



O interesse pela educação levou Suely, ainda adolescente, a começar a ensinar numa pequena escola do bairro em que morava, contando, à época, apenas com o desejo de ser professora e de sempre fazer o melhor. Ao longo da vida, se manteve firme, exercendo diversas funções no campo da educação até a aposentadoria recente.


Movida por sentimentos de inquietação, inconformismo, mobilização, busca, pelo propósito de querer fazer o melhor, alimenta a crença de que, se cada um semear suas virtudes, inspirará outros a também fazê-lo e a mudança de um auxiliará na mudança do outro.


E ela mesma é quem nos relata: me sinto mais envolvida, do que nunca; preciso contar as minhas histórias pelos diversos caminhos por onde andei, sinto a necessidade de disseminar os conhecimentos que adquiri, pois me ajudaram muito e podem continuar ajudando a direcionar ações conscientes, possibilitando uma crítica da realidade embasada na ação-reflexão, reflexão-ação. A memória, sendo a minha companheira, me auxilia a reconstruir lembranças de pessoas e práticas pedagógicas como se eu estivesse abrindo um velho baú cheio relíquias que foram guardadas e acumuladas com muito amor , carinho e com o passar do tempo vão ficando ainda mais valiosas ... Assim, nasceu o Reviravoltas, um podcast dedicado à reflexões sobre a educação!


E assim é o Reviravoltas, como a vida, cheia de desafios, afetos, incertezas mas que precisam ser compartilhados e enfrentados com coragem, determinação e fé. Como gosto muito de escrever, de contar histórias pois elas são curativas, o entrecruzamento de tudo isso com a busca de conhecimentos visa possibilitar ao ouvinte muitas reflexões, descobertas principalmente de si mesmo.


Dessa maneira encontrei um jeito de continuar me reinventando, me redescobrindo e a cada episódio que escrevo e conto uma história, procuro dar uma contribuição sutil não só para os educadores, apesar de estar voltado para eles, mas para as pessoas que se consideram parte de um todo, desse todo do qual todos fazemos parte e que não podemos ficar omissos, principalmente diante do rumo que a sociedade vem trilhando.


O Reviravoltas vê a educação como um tesouro, uma herança, ao qual todos temos direito e devemos usufruir e com ele construir uma vida pacífica em comunidade. Esse tesouro precioso nos faz aprender muitas coisas dentre elas a ser o melhor que pudermos ao descobrirmos também as nossas joias internas, as nossas qualidades, os nossos valores. Por isso, visite e ouça o Reviravoltas! Ele foi criado para você!



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo