top of page

Nossa amiga, a Tecnologia da Informação


Que tal falarmos de um relacionamento que vem se estreitando mais e mais? Se você está lendo este texto é porque ela também já lhe é familiar. Na verdade, a Tecnologia da Informação está presente em vários aspectos das nossas vidas, nos trazendo comodidades e gerando possibilidades que não imaginávamos há pouco tempo atrás! E passa por metamorfoses constantes.


Quem foi criança ou adolescente antes do surgimento dos computadores pessoais e/ou dos aparelhos celulares bem sabe do que estamos falando... Em aproximadamente 60 anos, saímos de uma realidade em que havia dificuldades de comunicação telefônica para um mundo conectado e acessível a amplas parcelas da população e essa grande diferença foi só nas comunicações e tem muito mais!


Com a microinformática, a Tecnologia da Informação se incorporou aos diversos segmentos e revolucionou os processos produtivos. Junto com a internet, revolucionou a geração e difusão de conhecimento, permitindo a comunicação entre múltiplos emissores e múltiplos receptores.


O celular já quase não é usado em chamadas telefônicas, se tornou verdadeira central de serviços: câmera fotográfica, filmadora, rádio, TV, WhatsApp, documentos digitais, além dos aplicativos: bancos, transporte, entregas, etc. Através do Google, o maior aplicativo de busca, quase instantaneamente temos acesso a uma infinidade de informações.

Para as pessoas idosas, se abriu um novo universo: contato com amigos e familiares via aplicativos de mensagens; participação em grupos de interesse; em cursos; prestação de serviços além da utilização de assistentes virtuais para acompanhamento de indicadores de saúde e de atividades da vida diária.


Com a pandemia e o distanciamento social, quem era resistente a estas mudanças tecnológicas, começou a perceber que a tecnologia é nossa amiga e também era capaz de nos aproximar virtualmente. Mesmo quem não tinha familiaridade, aos poucos foi experimentando, tomando gosto e vivendo novas experiências.


A Inventividade foi criada e implantada a partir de reuniões virtuais e nós consideramos que este meio democratiza as oportunidades de acesso das pessoas ao conhecimento, aos serviços, à cultura e muito mais.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page