Dia Mundial do Livro


Ah, o livro! Aquele conjunto de páginas que guardam histórias, aventuras, dramas, suspenses, amores... páginas que nos revelam conhecimentos dos mais diversos! Eu amo livros, ler, virar cada página é um prazer! E hoje é o dia dele: O Livro! Esta ferramenta do conhecimento que nos acompanha da infância à vida adulta e é fundamental para o nosso desenvolvimento.

Nossa relação com o livro já começa antes mesmo de começarmos a identificar as primeiras letrinhas, através da contação de histórias que estimula não apenas a imaginação, mas também o raciocínio e o vocabulário. Conforme vamos avançando na idade começamos a ler e a leitura é muito importante para nosso desenvolvimento pois aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. A leitura é hábito que precisa ser cultivado. Muitas pessoas não gostam de ler, mas será que já descobriram que tipos de livros gostam de ler? Ou só tentaram os que foram direcionados pela escola e esse registro ficou gravado e não deram outras oportunidades?

A escola é um importante espaço de estímulo à leitura, mas vemos que a forma de abordar o livro e a leitura como obrigação pode ter consequências danosas que levamos para toda a vida. É interessante ver que a maioria das pessoas quando contam as suas experiências de leitura e escola não falam dos exercícios e tarefas, mas justo daqueles professores que “fugiam” do padrão e apresentavam a literatura de forma mais leve, com paixão, com brilho nos olhos, e era este encantamento que os levava para o contato com o livro. Como foi com você? Você também se lembra do brilho nos olhos de alguém que amava ler e isto te encantou? Com a modernidade e as formas virtuais de se relacionar também com a literatura, através de e-books, áudio-livro, e-readers e redes sociais, muito se falou da morte dos livros físicos, que estes estavam superados e com os dias contados, mas a realidade que temos é a oposta, o livro se reinventa, nas redes falamos mais de livros e as publicações e vendas aumentaram, festas literárias se multiplicam Brasil afora, mesmo que virtualmente, ainda falta muito para a democratização, temos a sensação que ninguém mais lê, mas a realidade é que nunca se leu tanto. Falar de livros, além de histórias incríveis, da criatividade humana imortalizada, também é falar da experiência do toque, do cheiro, sentimos o livro também com o corpo, assim vamos dessacralizando a literatura e trazendo para perto de nós, porque a experiência de leitura literária tem, para mim, a potência de fazer a conversão do olhar, a capacidade de me ensinar a ver as coisas de outra maneira é uma percepção de mundo mais sensível, um olhar mais refinado e perspicaz. Como disse a professora Maria das Caldeiras, em um dos vídeos da primeira edição da Campanha Memórias de Leitura, "A leitura liberta o coração, desacorrenta a alma e torna o homem livre! É só por isso que estamos aqui!". Sabemos que nem todas as pessoas tem acesso financeiro aos livros para poderem descobrir quais que despertam emoções. E, para ajudar neste encontro entre livro e leitor temos algumas sugestões de locais que podem ajudar muito no desenvolvimento dessas relações: - Campanha Memórias de Leituras (depoimentos sobre as experiências com a leitura):

- Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias: https://rnbc.org.br/

- Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador: https://redebcs.com.br/

- Portal de Literatura Baiana Contemporânea: http://oxe.insix.com.br/projeto-oxe/

- Observatório do Livro e Da Leitura: https://observatoriodolivro.org.br/

- Coletânea de Arquivos Digitais: http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=160

- Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (Especializada em História da Bahia) - http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br

- Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida (Possui acervo com mais de 8 mil cordéis): http://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br/


- Domínio Público: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp


Que você encontre os livros que façam viajar!


Gabriela Harrison - Produtora Cultural

Nana de Carvalho - Produtora Cultural especializada em eventos e festas literárias e Ex-Coordenadora de Leitura da FPC/SECULT-BA

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo