top of page

Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa



Violência contra a pessoa idosa, você já pensou sobre isso? Antes reflitamos: Você já conseguiu perceber uma situação de violência? A origem do termo violência, do latim, violentia, expressa o ato de violar outrem ou de se violar. Às vezes estes atos são tão sutis ou mesmo corriqueiros, que nem percebemos se estamos sendo violentos ou se estamos sendo violentados. Por isso hoje 15 de junho, Dia mundial da conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, precisamos falar sobre isso. Os tipos de violência classificados contra a pessoa idosa são: - Abusos físicos e sexuais, quando a integridade fisica do idoso é violada, através de ações que machuquem seu corpo.

- Abusos psicológicos, quando há ameaça ou agressão verbal. - Abandono e negligências, quando a pessoa idosa não recebe a atenção ou recursos necessários para seu bem estar e sobrevivência. - Abusos financeiros, quando há extorsão ou uso indevido do dinheiro da pessoa idosa. - Auto-negligência, quando o sujeito não assume o protagonismo da sua própria vida, não cuidando do seu bem estar.


Nós da Inventividade trabalhamos com o incentivo ao bem estar e protagonismo da pessoa idosa, diante de situações de violência portanto, sugerimos ações em parceria com instituições privadas e poder público, que promovam: - A efetivação da garantia do direito de circular pela cidade com segurança. - O acesso da pessoa idosa à informações para conhecimento e busca por seus direitos. - O incentivo à autonomia e independência da pessoa idosa. - A educação para eliminar o Idadismo, que fortalece a idéia de infantilização e improdutividade da pessoa idosa. - A promoção da Intergeracionalidade, que intensifica o vínculo respeitoso entre todas as idades. - A ampliação dos estudos acerca do processo de envelhecimento nas diversas formações acadêmicas, nas instituições em geral e nas instituições de moradia, para que a pessoa idosa seja tratada devidamente pelos profissionais das distintas áreas.


Locais para denúncia de violência e busca por ajuda em Salvador:


O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.


Pode ser acessado pelos seguintes canais:

• discagem direta e gratuita do número 100 - Disque 100

• envio de mensagem para o e-mail: disquedireitoshumanos@sdh.gov.br

• crimes na internet através do portal www.disque100.gov.br

• Ouvidoria Online Clique 100: http://www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online/

• ligação internacional. Fora do Brasil através do número +55 61 3212.8400


Locais de atendimento


Casa de Acesso à Justiça 1

Rua Arquimedes Gonçalves, nº 271, Jardim Baiano. Horários: funcionamento (8h às 18h) triagem (7h30 às 11h30) Tel.: 71- 3113-3653


Delegacia do Idoso

Rua do Salete n19 Barris.

Tel.: 71 3117 6080 ou

71 3328 7902





0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page