Semana da Cultura Nordestina - Culinária

A região Nordeste do Brasil é uma das mais ricas em cultura e belezas naturais e com a gastronomia não poderia ser diferente!!! A nossa culinária é riquíssima e teve sua origem na realidade sócio-cultural e nas misturas que construiu o Brasil atual. Muitos pratos deliciosos como a feijoada foram criados à partir da necessidade dos povos menos abastados que misturavam as sobras da comida da "casa grande" Com influência Indígena, Portuguesa e sobretudo Africana a culinária nordestina oferece uma combinação de sabores única no mundo!!!! Tapioca, acarajé, vatapá, frutos do mar, moqueca de peixe (Hum!!! Meu favorito!!!), aipim ou macaxeira, cuscuz com ovo ou carne seca, cocada, arroz doce, pamonha, bolos diversos. São tantos os exemplos que não será possível falar de todos então escolhemos um prato para homenagear cada uma das nove nações que compõem o Nordeste Brasileiro!


Feijoada do mar - Facebook

Alagoas - Sururu ao Côco

Bahia - Moqueca de Peixe e Camarão

Ceará - Baião de Dois

Maranhão - Arroz de Cuxá

Paraíba - Buchada de Bode

Pernambuco - Bolo de Rolo

Piauí - Maria Isabel

Rio Grande do Norte - Paçoca de Carne Seca

Sergipe - Caranguejo


Baião de Dois - Foto Stefane Kyiuna

O destaque dos doces vai para a cocada um doce tradicional em todo o Nordeste!!!

Homenageamos aqui duas culinaristas nordestinas que nos brindam com suas delicias!!


Dadá


Aldarci dos Santos começou bem cedo e diz que aos cinco anos já frequentava a cozinha. Começou sua carreira como cozinheira doméstica e depois passou a vender marmitas na rua, até decidir abrir seu primeiro restaurante no Alto das Pombas em Salvador, o Tempero da Dadá que ganhou notoriedade e passou a ser frequentado por pessoas do mundo todo!! Há quase 30 anos abriu uma filial no Pelourinho bairro boêmio de Salvador, onde mantém até hoje um dos restaurantes mais famosos da Bahia o Sorriso da Dadá, conhecido pelas moquecas e feijoadas!!!

(https://www.facebook.com/SorrisoDada/photos/?ref=page_internal&mt_nav=0)


Elibia Portela


Filha de uma "banqueteira" que criou os oito filhos servindo os banquetes de Salvador da época, Elibia aprendeu com a mãe o ofício. Há quase 50 anos ela oferece seus conhecimentos tanto em sala de aula quanto num programa de TV que já está no ar há mais de 35 anos!! Fez sucesso com pãozinho delicia e boliviano (criação sua) mas faz centenas de receitas com mestria.

(https://www.facebook.com/elibiaportela.pagina/)

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo