top of page

Poesia - Antologia Poética Carlos Drummond de Andrade


Nossa dica é poesia!

“... se você vive poeticamente você encontra momentos de felicidades, momentos de êxtase, momentos de alegria e, na minha opinião, é isso.” Edgar Morin

LIVRO ANTOLOGIA POÉTICA

Em 1962, no auge de seus 60 anos, o poeta Carlos Drummond de Andrade selecionou, organizou e publicou 120 poemas para a edição de sua Antologia Poética. O prefácio, escrito pelo próprio poeta, explica o critério de seleção e a divisão dos poemas escolhidos em nove partes com "certas características, preocupações e tendências" que constituem o conjunto de sua obra, desde sua estreia até o início da década de 1960. Sobre Carlos Drummond de Andrade: “Cansei de ser moderno, agora serei eterno” Nascido na cidade de Itabira, interior de Minas Gerais em 31 de outubro de 1902, Carlos Drummond de Andrade se formou farmacêutico em Ouro Preto, por insistência da família, mas a sua vocação era a escrita.

Ainda em 1925, o jovem Carlos Drummond de Andrade fundou escritores mineiros, fundou a importante revista modernista mineira “A Revista”. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1934 e assumiu a chefia de gabinete do Ministério da Educação e Saúde do ministro Gustavo Capanema.

Na década de 1930 Drummond se tornou um dos principais escritores do país. Escreveu contos e crônicas, mas seu principal destaque foi a poesia. Em seus poemas Drummond trata da vida cotidiana com ironia e humor.

Drummond faleceu em agosto de 1987. Em seus 84 anos de vida publicou mais de 50 livros entre poesias, crônicas, antologias poéticas, livros infantis e prosa. Antologia Poética está sob domínio público. Faça o download ou leia on line e boa leitura.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page