top of page

Museus - Museu de Arte Moderna



SÉRIE MUSEUS! Nossa dica de hoje iniciará uma série de dicas quinzenais sobre MUSEUS! Inicialmente, sobre os Museus de Salvador. Daí em diante, vamos enveredando por este universo da História, Cultura, Ciências e Arte! A palavra “museu” tem a sua origem no latim, vem de MUSEUM, expressão que por sua vez, origina-se do grego MOUSEION, que tem como significado “próprio das musas” referindo-se ao “templo onde residem as musas” – divindades mitológicas gregas, que inspiravam todas as formas de arte. Mais tarde seu sentido mudou para abranger um local onde são guardados e expostos exemplares de Artes, Ciências e História que refletem a Cultura.

“De acordo com a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus, “Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.” (Instituto Brasileiro de Museus – Ibram)


Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

Decidimos inaugurar esta sequência com um dos mais belos Museus de Salvador: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) – Carinhosamente chamado de MAM! O MAM-BA, foi criado em 1960, no Foyer do Teatro Castro Alves, mas em 1963, firmou como sede permanente, o Solar do Unhão, conjunto arquitetônico do Século XVI, banhado pela Baia do Todos os Santos. A criação do projeto – instalação do MAM-BA no Solar do Unhão – breve história recente e personagem relevante: “A arquiteta italiana Lina Bo Bardi criou o projeto do MAM-BA com a intenção de criar um museu-escola para incentivar e expor a produção cultural da região Nordeste. Apesar da importância de Lina para o MAM-BA, a arquiteta é demitida em 1964 com o Golpe Militar”. Considerado principal espaço para a exposição de arte contemporânea da Bahia e um dos mais importantes do país, O MAM-BA, é composto de cinco salas expositivas que recebem obras de artistas renomados do Brasil e exterior. Conta uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema e da Sala Rubem Valentim, além do belíssimo espaço ao ar livre, onde temos contato com um dos mais belos por do sol da Cidade! A programação do MAM-BA, engloba eventos artístico-culturais de diferentes linguagens e ações educativas e artísticas onde temos a oportunidade de vivenciar experiencias tocantes, desde uma vista maravilhosa até o contato com uma diversidade de linguagens artísticas! Neste momento de ainda necessidade de distanciamento físico, diversos Museus passaram a disponibilizar tours online gratuitos. Hoje lhes oferecemos a experiência de um tour online do MAM-BA, através do link: https://www.bahiaview360.com.br/mam/ E você, gosta de visitar Museus?

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page