top of page

Museu Geológico da Bahia


Nossa dica de hoje é o intrigante Museu Geológico da Bahia - MGB! Com um acervo de mais de 20 mil peças, um dos maiores patrimônios do Estado. O espaço tem sede na Avenida Sete de Setembro, no charmoso Corredor da Vitória, em Salvador. Num contato com um breve histórico, conta-se que O Museu Geológico da Bahia foi inaugurado em 4 de março de 1975 no Centro Administrativo da Bahia, no prédio da antiga Secretaria de Minas e Energia, inicialmente com um conjunto de 3 mil exemplares de rochas, minerais e fósseis. Em 2002, o Museu foi reinaugurado e estabelecido em sua espaçosa sede própria - uma construção de meados do século XX, com estilo Art Déco - que configura um recinto envolvente e muito agradável, composto por vários pátios e jardins.

O Museu Geológico da Bahia, por ele mesmo: “Abrigamos um dos maiores acervos fósseis e minerais da Bahia, dividido em exposições temáticas que proporcionam uma viagem no tempo geológico e mostram, em suas mais de 20 mil peças, o patrimônio mineral do Estado. Nossas instalações e coleções são equiparadas a alguns dos melhores museus de geociências da Europa e Estados Unidos. Entre as curiosidades encontradas, possuímos uma réplica do maior meteorito encontrado no Brasil, no município baiano de Monte Santo em 1784 e muitas outras curiosidades sobre as riquezas de nosso subsolo”

O Algo mais: Este Museu dispõe ainda de um auditório/cinema de 125 lugares e um café à sombra de uma frondosa mangueira com uma bela vista para uma obra do artista plástico, o muralista Juarez Paraíso. O Museu Geológico, trata-se de uma instituição viva! Consistindo em centro de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico da Bahia, onde são desenvolvidos projetos de cunho científico, educativo e cultural. A fim de propagar um pouco da historicidade geológica de Salvador e do Estado, o Museu Geológico da Bahia, oportuniza um tour virtual. Oferecendo aos internautas o acesso a milhares de itens, dentre eles as pedras preciosas, os fósseis arqueológicos, os corpos celestiais, as réplicas gigantes de animais pré-históricos e outras tantas atrações. Entre as principais atrações do tour virtual, destacam-se:

· A Sala do Universo, que proporciona uma vivência sensorial, junto com a origem das galáxias; ​· O Salão dos Fósseis, que apresenta uma reprodução gigante de um Mastodonte e fósseis arqueológicos de animais encontrados em municípios baianos; ​· Os Meteoritos, pedras preciosas e a diversidade mineral de Salvador e do Estado.


Museu Geológico da Bahia – MGB: Informações: Endereço: Av. Sete de Setembro, 2195 – Vitoria, Salvador. Telefone: (71) 3336-3498. Site: http://www.mgb.ba.gov.br/ Tour virtual: https://www.salvadordabahia.com/experiencias/museu-geologico-da-bahia/ Você sabia da existência de uma casa tão rica em conhecimentos e de fácil acesso?

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page