Estar Bem

image1 (3).JPG

Sensação de leveza, tranquilidade, conforto, qualidade de vida, satisfação, felicidade!!! Todos estes sentimentos servem para descrever este estado de estar bem consigo e com o mundo, que pode ser momentâneo ou mais duradouro mas todos concordamos que é delicioso!!!!  

A Organização Mundial de Saúde - OMS descreve a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças" e recentemente passou-se a incluir o bem estar espiritual como um componente da saúde. Este estado não tem necessariamente uma relação com religião e sim com a parte de nós que está além do físico, é a nossa ligação com algo maior que pode ser Deus, o Universo ou outras formas de um Ser Superior.

O bem estar físico está ligado ao corpo, mobilidade, atividades físicas e alimentação. O bem estar mental diz respeito tanto a forma como usamos nosso cérebro, como aprendemos, a memória, atenção e também quanto a forma como lidamos com as emoções, alegrias e tristezas  E o bem estar social é como nos relacionamos uns com os outros e como contribuímos para a vida em sociedade. Nós somos o resultado das nossas relações, portanto todas as pessoas que encontramos na vida nos ajudam de alguma maneira a formar quem somos. Mas iremos falar mais sobre estes assuntos que servem para o teu bem!!!! Um abraço e até a próxima!!! 

Ana Claudia Freitas
Psicoterapeuta

image1 (4).JPG

Horinhas de felicidade

Existem várias críticas ao conceito de saúde descrito pela Organização Mundial de Saúde, sobre o qual falamos na postagem anterior, que diz que "saúde é um estado de completo bem estar físico, mental, social". Os críticos dizem que é um estado inatingível, impossível de alcançar. Gostaria de trazer hoje aqui justamente a atenção para esta questão, pois nos lembra da inconsistência da vida e da pontualidade da sensação de bem estar. Costumo brincar que podemos viver horinhas de felicidade e que felicidade é justamente saber aproveitar estas horinhas de forma plena, entendendo que não será para sempre. Uma reunião on line com amigos, aquele café da tarde com alguém que você goste de papear, o

image1 (6).JPG

aniversario dos filhos, netos ou outros familiares queridos, a

flexibilização da quarentena, o encontro casual com uma amiga que não via há anos, um cineminha ou teatro (em breve), um mergulho no mar, a leitura de um livro, a compra de um presente!!! São tantos os exemplos de horinhas de felicidade que podemos vivenciar ao longo da vida!!!

image2 (4).JPG

O conceito de Bem estar ou saúde que queremos propor a você pode então ser entendido como um estado de aceitação de que a vida não é uma linha reta e sim cheia de altos e baixos. "Não espera a linha ficar reta não" diria uma amiga numa referência bem humorada à linha do eletrocardiograma. Bem estar é aceitação daquilo que acontece no momento, o que inclui também as horas não tão alegres e que fazem parte da vida de todos nós. Então este estado de bem estar constante realmente não é possível, mas aceitar isto e ser grato pelas horinhas de felicidade são sinais de sabedoria, uma sabedoria que vamos desenvolvendo ao longo da vida e que deixa a vida mais leve.


Queremos que você venha conosco nesta jornada de aceitação e leveza, queremos que você veja que há inúmeras possibilidades para todas as questões que a vida nos apresenta, queremos que você INVENTE novas formas de ver e viver a vida em qualquer idade!!! Vamos juntos nesta caminhada??

Ana Claudia Freitas
Psicoterapeuta